Cientista Mirim

Duração: 1 semestre

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - clique aqui

EDITAL DE INSCRIÇÃO 2026 - clique aqui

Atendimento

 seg-sexta das 8h30 às 16h30

 +55 11 2627-9538/4726/6737/3713

 cientistamirim.esib@butantan.gov.br

 Escola Superior


Programa

O programa visa proporcionar aos jovens uma vivência prática no laboratório de pesquisa, com intuito de capacitá-los a formular e testar uma hipótese de trabalho, ampliando sua capacidade de solucionar problemas e interpretar resultados. Além disso, o programa oferece aos participantes noções sobre biossegurança, Boas Práticas de Laboratório e descarte de resíduos.


Público alvo

Estudantes do segundo (2º), terceiro (3º) e quarto (4º) ano* do Ensino Médio.
* Escola militar


Processo seletivo

Anual 
Consulte os editais.


Carga horária

144 horas, cumprindo no máximo 3 horas por dia, 2 dias por semana, ou seja, cumprindo seis (06) horas semanais, durante 6 meses a partir da data de ingresso.


Processo avaliativo

Apresentação de um pôster na Reunião Científica Anual (RCA) do Instituto Butanta.


Coordenação

Dra. Vanessa Olzon Zambelli (Lattes)


Projetos

Laboratório de Farmacologia

Cientista responsável: Crtistina Maria Fernandes

O Laboratório desenvolve pesquisas nas áreas de farmacologia de toxinas e venenos animais, endócrina e comparada. Os estudos de venenos visam identificar ações destas secreções sobre a junção neuromuscular, os sistemas nervoso central e autônomo, endócrino, imune, cardiovascular e renal, bem como nos processos inflamatórios, de coagulação e desenvolvimento perinatal.

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de inflamação causada por venenos animais e pelas toxinas isoladas desses venenos. O projeto proposto visa caracterizar o processo inflamatório desencadeado pelos venenos de animais e suas toxinas isoladas, em diferentes tecidos e células em cultura, para melhor compreensão dos efeitos inflamatórios causados em acidentes por esses animais peçonhentos e para auxiliar na busca de melhores terapias para tratamento dos indivíduos acidentados.

Atividades previstas

a) preparação de soluções, reagentes e meios de culturas para células; b) conhecimento sobre células de linhagem; c) conhecimento sobre células primárias; e d) técnica para estudo de expressão de proteínas (Western blotting).

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6779397221428818

Laboratório de Fisiopatologia

Cientista responsável: Bianca Cestari Zychar

O Laboratório de Fisiopatologia tem como objetivo a caracterização das várias atividades biológicas de venenos animais, investigando especialmente a ação dos venenos brutos e suas frações que apresentam ação hemostática (pró-coagulante e anticoagulante, fibrinolítica, pró-agregante e antiagregante plaquetária), hemolítica e na prenhez de camundongos. 

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de fisiopatologia dos envenenamentos ofídicos. O projeto proposto visa ampliar a compreensão dos processos fisiopatológicos dos envenenamentos e suas reações locais.

Atividades previstas

a) pesagem de matérias e preparo de soluções; b) leitura de esfregaço sanguíneo; c) comparações hematológicas de sangue humano e de serpentes, visando a identificação de diferenças e semelhanças entre as espécies; d) análise de diferentes lâminas histológicas; e e) noções básicas de microscopia de luz, intravital e de fluorescência.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://lattes.cnpq.br/7288084144962849

Centro de Excelência para Desobertas de Alvos Moleculares (CENTD)

Cientista responsável: Hugo Vigerelli de Barros

O CENTD tem como missão identifcar e validar alvos moleculares envolvidos em doenças inflamatórias, com o objetivo de desenvolver novos fármacos usando venenos, secreções animais, moléculas naturais e sintéticas como ferramentas de estudo. Para saber mais, clique aqui.

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de venenos animais, proteínas e alvos moleculares. O projeto proposto visa ampliar a compreensão da complexidade dos venenos de animais e seu potencial na descoberta de alvos moleculares e novos medicamentos.

Atividades previstas

a) preparo de soluções; b) conhecimento sobre cultivo celular; c) extração e separação de proteínas; d) cromatografia; e) conhecimento básico sobre espectrometria de massas; e f) buscas e análises em bancos de dados.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: http://lattes.cnpq.br/0831598428009566

Laboratório de Genética

Cientista responsável: Marcelo Palma Sircili 

Objetivo geral

Apresentação de metodologia científica e possíveis aplicações práticas de conceitos de biologia molecular e genética bacteriana. O projeto proposto visa o conhecimento dos conceitos de análise e manipulação de ácidos nucleicos e mecanismos de transferência  genética.

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá princípios básicos de metodologia científica, normas de biossegurança; organização em laboratório;  descarte de resíduos; preparo de soluções; lavagem,  preparo e esterilização de materiais e soluções; técnicas de isolamento e identificação bacteriana;  técnicas de extração, análise e manipulação de ácidos nucleicos e proteínas.

Link para o currículo Lattes:

 

 http://lattes.cnpq.br/5097462068746565

Laboratório de Ecologia e Evolução

Cientista responsável: Maria José de J. Silva

Objetivo geral

O nosso objetivo é investigar os processos micro e macro-evolutivos envolvidos na diversificação das espécies. Para isso, o(a) cientista mirim será apresentado(a) à metodologia científica e aplicações práticas no estudo citogenético e/ou de biologia molecular a partir de material que faz parte do Banco de Tecidos e Lâminas do Laboratório de Ecologia e Evolução. A genética representa uma disciplina que compreende um amplo espectro de investigações, podendo ser empregada em estudos que abrangem desde a estrutura do DNA e sua organização até a caracterização, diversificação, evolução e conservação das espécies.

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá princípios básicos de metodologia científica, organização em laboratório, preparo de soluções, técnicas citogenéticas de coloração de lâminas para análises ao microscópio, além de extração de DNA, reação de PCR, análise de sequências genômicas, etc.

Link para o Currículo Lattes:

- http://lattes.cnpq.br/9650032921955741

Laboratório de Ecologia e Evolução

Cientista responsável: Karina R.S. Banci

Objetivo geral

Desenvolver o pensamento científico e crítico a partir do desenvolvimento de projeto voltado à compreensão de aspectos associados à história natural e ecologia de espécies de serpentes.

Atividades previstas

O estudante aprenderá a fazer levantamento bibliográfico, treinará leitura crítica, desenvolverá habilidades associadas a levantamento e teste de hipóteses, e apresentação e discussão dos temas a partir da utilização de literatura pertinente e de qualidade. Em um contexto mais amplo, os projetos desenvolvidos auxiliarão na identificação e elucidação da história natural de serpentes, envolvendo aspectos como padrões de atividade, dieta, comportamento alimentar, reprodução, uso do hábitat e conservação das espécies.

Link para o Currículo Lattes:

- http://lattes.cnpq.br/2983484375778784

Laboratório de Imunopatologia

Cientistas responsáveis: Eliana Faquim de Lima Mauro e Sarah Natalie Cirilo Gimenes

O Laboratório de Imunopatologia estuda a estrutura e função das toxinas de venenos de serpentes, aranhas, centípedes e peixes, analisando-as para melhor compreender os processos fisiopatológicos envolvidos no envenenamento.

Objetivo geral

Oferecer treinamento para o raciocínio crítico-científico adquirindo conhecimento de Biologia Molecular e ensaios in vitro aplicados à Imunologia. O projeto proposto visa ampliar o conhecimento sobre toxinas de origem animal e seu papel no sistema imunológico.

Atividades previstas

O(a) estudante aprende conceitos de biologia molecular e imunologia. As atividades práticas envolvem: a) preparo de soluções e reagentes; b) princípios sobre cultura celular; c) expressão de proteínas; e d) técnicas de imunoensaios.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://lattes.cnpq.br/7288084144962849

Laboratório de Parasitologia - Malacologia

Cientista responsável: Lenita de Freitas Tallarico

Objetivo geral

Oferecer treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de estudo de moluscos (malacologia) e ecotoxicologia,  que utiliza esses organismos para  avaliações toxicológicas de produtos ou substâncias químicas, águas e efluentes. O projeto proposto visa ampliar a compreensão dos efeitos nocivos de diferentes substâncias no desenvolvimento de moluscicidas ou em avaliações e monitoramento ambiental. 

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá sobre o ciclo da esquistossomose e moluscos vetores, entre outros moluscos utilizados em análises ambientais aquáticas. As atividades práticas envolvem: (a) pesagem de compostos químicos e preparo de soluções; (b) organização e plotagem de dados para análises estatísticas; (c) avaliação de ensaios por meio do microscópio estereoscópico; (d) levantamento bibliográfico de literatura científica, escrita e elaboração de pertinentes às temáticas de estudos realizados no

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://lattes.cnpq.br/7300603266478611

Laboratório de Herpetologia

Cientista responsável: Anita Mitico Tanaka Azevedo 

O Laboratório de Herpetologia é responsável pela criação e manutenção do plantel de serpentes peçonhentas do Instituto Butantan, onde são mantidas para extração de veneno para produção de soro antiveneno. Atua nas diversas áreas de pesquisa com os animais como: toxinas, cuidados em cativeiro, e outras áreas relacionadas.

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de bioquímica de proteínas, voltada para os venenos de serpentes. O projeto proposto visa ampliar o conhecimento sobre a variabilidade dos venenos ofídicos, que pode contribuir para melhorar a produção dos soros antiofídicos.

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá técnicas de bioquímica de proteínas. As atividades práticas envolvem os seguintes aprendizados: a) preparo de soluções; b) princípios sobre o processamento de veneno; c) dosagem de proteínas; e d) eletroforese de proteínas.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://lattes.cnpq.br/1402209642648415

Laboratório de Parasitologia

Cientistas responsáveis: Simone Michaela Simons

Objetivo geral

Desenvolver  atividades científicas experimentais voltadas ao estudo de carrapatos e proteínas, com foco em áreas como câncer, coagulação, bioecologia e microrganismos. Para isso, será oferecida  uma base científica para a pesquisa e bioprospecção de novas moléculas, contribuindo para o avanço do conhecimento em acarologia.

Atividades previstas

O estudante aprenderá sobre a análise de separação de proteínas por meio do uso da técnica de eletroforese e investigará os diferentes perfis proteicos gerados a partir de espécies de carrapatos distintas. As atividades práticas envolvem: (a) Microscopia; (b) Extração e obtenção dos extratos proteico; (c) filtração; (d) preparos de soluções; (e) Preparo de géis de eletroforese; (f) Coloração dos géis; (g) análise e comparação dos perfis proteicos; e (h) estudos dirigidos sobre carrapatos.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: http://lattes.cnpq.br/4129395488342844 e https://lattes.cnpq.br/4810275514325476

Laboratório de Dor e Sinalização

Cientista responsável: Tamires Cunha Almeida

Objetivo geral

Oferecer treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de câncer e venenos animais. O projeto busca estudar um composto derivado do veneno de abelha com atividade contra células tumorais de bexiga, entendendo parte de seu mecanismo de ação.

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá sobre o cultivo de células tumorais de bexiga, bem como irá avaliar a resposta dessas células após o tratamento com um composto derivado do veneno de abelhas. As atividades práticas incluem: (a) preparo de meio de cultura e soluções; (b) extração e separação de proteínas; (c) análise e interpretação dos resultados; e (d) estudos sobre as características gerais do câncer.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: http://lattes.cnpq.br/7443573533823809

Centro de Excelência para Desobertas de Alvos Moleculares (CENTD)

Cientista responsável: Thatiana Correa de Melo

Objetivo geral

Obter treinamento para um raciocínio crítico-científico em estudos envolvendo screening de novas drogas, utilizando ensaios in vitro com cultura de células imortalizadas. O projeto propõe ampliar a compreensão relacionada à complexidade dos processos envolvidos na descoberta e validação de novas drogas, antes da validação em animais.

Atividades previstas

O estudante aprenderá sobre a construção e organização de laboratórios de culturas de células, além de diferentes estratégias para screening de novas drogas, utilizando ensaios in vitro. As atividades práticas envolvem: a) Organização da estrutura laboratorial para cultura de células, conhecimento sobre as diferentes culturas de células; b) Métodos de Cultura, preparo de soluções; cultivo celular de linhagens imortalizadas; c) Ensaios de citotoxicidade e d) Métodos de imunofluorescência utilizando Confocal e high content screening.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://lattes.cnpq.br/2425111638231335

Laboratório de Coleções Zoológicas - Coleção Herpetológica

Cientista responsável: Lívia Márcia Corrêa

Objetivo geral

Oferecer ao(à) estudante uma primeira experiência em pesquisa científica e no desenvolvimento do pensamento crítico, por meio da curadoria, organização, padronização e descrição do banco de tecidos de serpentes mantido pelo laboratório. A iniciativa busca estimular o interesse pela ciência ao apresentar princípios de manejo de coleções biológicas, metadados de amostras, noções básicas de taxonomia e a relevância desses acervos para estudos futuros em genômica, transcriptômica, proteômica e toxinologia.

Atividades previstas

O(a) estudante terá contato com a rotina de um laboratório de pesquisa e com os princípios básicos de organização e manejo de bancos de tecidos. As atividades envolvem: (a) Integração ao ambiente laboratorial, incluindo boas práticas, segurança, organização de materiais; (b) Familiarização com o banco de tecidos, compreendendo sua estrutura, os metadados associados (espécie, local e data de coleta, tipo de tecido), a relevância desses registros e sua aplicação nas pesquisas do laboratório; (c) Revisão e organização do acervo físico, conferindo caixas, tubos e etiquetas, (d) comparando registros físicos e digitais, corrigindo inconsistências e padronizando informações; (e) Elaboração de descrições quantitativas do acervo, incluindo tabelas e gráficos sobre a diversidade das amostras e distribuição geográfica; (f) Levantamento de lacunas e avaliação geral do acervo, produzindo um diagnóstico que indique necessidades e possíveis direções para uso futuro; (g) Participação em reuniões e discussão dos resultados obtidos e a relevância do banco de tecidos para a pesquisa científica.
 

Mais informações sobre a linha de pesquisa: http://lattes.cnpq.br/8185792687321283


Conheça os laboratórios
 


Editais anteriores

2025

 

Duração: 1 semestre

Resultado da Análise de Recurso - clique aqui

Comunicado Resultado da 2ª fase e Convocação para Matrícula - clique aqui

Comunicado de análise de Recurso 1ª fase - clique aqui

Resultado da 1º fase e Convocação para Entrevista - clique aqui

Comunicado de Análise de Recurso - clique aqui

Comunicado de Deferimento e Indeferimento das Inscrições - clique aqui

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - clique aqui

EDITAL DE INSCRIÇÃO 2025 - clique aqui

2024

EDITAL DE INSCRIÇÃO 2024 - CLIQUE AQUI

2023

Edital de abertura de Inscrição (republicado): clique aqui

Edital de abertura de Inscrição: clique aqui

Link para pré inscrição: clique aqui